Na hora de tirar aquela selfie tem uma ruguinha que insiste em aparecer em volta dos olhos, nas têmporas ou na testa e isso te incomoda? Então vou te explicar melhor de onde essa ruga vem e como você pode tratá-la pra deixar os filtros de lado e sorrir sem medo!
As rugas são aquelas linhas que aparecem na pele com o passar do tempo, causadas pela perda natural de colágeno, elastina, ácido hialurônico e também pela repetição dos movimentos que fazemos ao falar e sorrir, ou até mesmo a posição que dormimos todas as noites.
A exposição exagerada ao sol sem a proteção de um bom filtro solar também atenua ainda mais as rugas e acelera o seu processo de aparecimento na pele. Além disso, algumas alterações hormonais, o ato de fumar e consumo excessivo de bebidas alcoólicas e uma alimentação pouco nutritiva potencializam a aparição dessas marcas.
É importante lembrar que fatores genéticos também influenciam, e muito, no aparecimento de rugas.
Quais são os tipos de rugas?
As rugas podem ser divididas, primeiramente, em dois estágios, pois sua formação ocorre de forma progressiva. Dentre as diferenças também estão sua profundidade, influenciada, dentre outros fatores, pela espessura da pele e quantidade de exposição solar. Elas podem então ser:
- rugas dinâmicas: também conhecidas como “linhas de expressão”, geralmente não aparecem com o rosto relaxado e em repouso, são as primeiras a serem notadas;
- rugas estáticas: comuns em rostos mais maduros, podem ser notadas mesmo sem movimentos faciais.
Dentro desses dois grupos, os tipos de rugas mais conhecidos são:
Bigode de chinês
O bigode chinês é uma ruga que se estende do canto do nariz até as extremidades dos lábios. É um dos sinais de envelhecimento mais comuns da pele e aparece, geralmente, a partir dos 30 anos, devido ao movimento de sorrir dos lábios, ao hábito de dormir de lado ou de bruços, além da perda progressiva de colágeno e da falta de elasticidade na pele. Também pode ser causado por fatores genéticos, fumo ou exposição solar sem proteção.
Pés de galinha
São aquelas rugas que surgem na região periocular – ao redor dos olhos. A pele ao redor dos olhos é muito fina e se torna ainda mais frágil com o envelhecimento e perda de colágeno na região.
Essas rugas geralmente começam no canto externo dos olhos e vão no sentido da testa, orelhas e bochechas.
Linhas de marionete
As linhas de marionete começam nos cantos do nariz e vão até os cantos da boca, como uma extensão do bigode chinês. Elas geralmente aparecem de forma mais sutil e, com o passar dos anos, tornam-se mais profundas.
Sua aparição deve-se ao envelhecimento natural da pele mas pode ser agravada pela exposição solar excessiva, desidratação e pelo tabagismo.
Como tratar as rugas?
Botox
O botox é um dos procedimentos mais recomendados e efetivos no tratamento de rugas associadas ao movimento muscular do rosto como os pés de galinha ou aquelas linhas na testa. Com apenas uma sessão já é possível ver o resultado, que é temporário e pode durar até 6 meses.
Peeling Químico
O peeling químico age no tratamento de rugas e rejuvenescimento da pele, aumentando sua elasticidade. Ele remove a camada externa da pele, melhorando as rugas superficiais e atenuando significativamente as linhas de expressão crônicas.
Preenchimento
O preenchimento no tratamento de rugas é feito geralmente com o ácido hialurônico, que é injetado a fim de preencher sulcos e locais onde falta volume na pele. As injeções são superficiais, causando pouca ou nenhuma dor ao paciente.
Esse procedimento apresenta ótimos resultados na suavização de rugas e linhas de expressão, além de diminuir a flacidez da pele.
Como prevenir as rugas?
As rugas são sinais naturais de envelhecimento da pele e começam a aparecer, inevitavelmente, com o passar do tempo. Porém, é possível sim minimizar esse processo e tornar esse ciclo mais saudável com pequenas práticas diárias e algumas mudanças de hábitos:
- Use filtro solar todos os dias, mesmo quando está nublado, com fator mínimo de proteção 30;
- Pratique uma boa rotina de skincare: limpe bem a pele antes de dormir, escolha bons produtos anti idade e aplique diariamente ativos como Vitamina C e antioxidantes em forma de sérum;
- Mantenha uma alimentação saudáveis, com muitas verduras, legumes e frutas, evitando o consumo de açúcar;
- Beba muita água para manter o organismo limpo e a pele hidratada. Recomenda-se, em média, 2.5 litros por dia;
- Pare de fumar;
- Tente levar uma vida mais tranquila e sem stress com a ajuda de terapias, meditação e uma rotina de exercícios físicos;
- Durma bem! Enquanto você está dormindo, os níveis de cortisol – hormônio responsável pelo estresse – diminuem para que a pele se regenere. Se você não dormir o suficiente, esse processo é afetado.
Importante lembrar: antes de iniciar qualquer tratamento, consulte um médico.
Quer mais informações ou agendar uma consulta? Entre em contato comigo através do email contato@dralauracanti.com ou pelo WhatsApp (51) 993718564.