Psoríase no couro cabeludo: como diferenciar da caspa e quais são os tratamentos

A psoríase é uma doença autoimune que pode aparecer em diversas áreas do corpo, incluindo o couro cabeludo. Nessa doença, as células de defesa do organismo atacam a pele, levando ao surgimento de manchas.

A psoríase no couro cabeludo é muito frequentemente e leva ao surgimento de manchas, vermelhidão, descamação, coceira, sensação de queimação, dor e queda de cabelo. É comum que pacientes com psoríase sofram com placas escamosas brancas – muito parecidas com a caspa – não só na região do couro cabeludo, mas também na testa, na nuca e atrás das orelhas.

Como é uma doença autoimune, o principal fator que causa a psoríase no couro cabeludo é a predisposição genética. No entanto, a condição pode ser agravada por stress, ansiedade, baixa imunidade e pelo clima frio – já que o sol tem efeito anti-inflamatório nas lesões.

Como diferenciar a psoríase da caspa?

Apesar de serem doenças parecidas, a caspa e a psoríase devem ser tratadas de formas diferentes. Por isso, é importante a ajuda de um profissional para diagnosticar cada caso, afinal ambas as descamações, além de incomodarem esteticamente, podem abrir portas para infecções mais graves.

A caspa é resultado de um processo inflamatório não contagioso, causado pelo excesso de oleosidade no couro cabeludo e com características hereditárias. O tratamento geralmente funciona apenas com o uso de shampoos anticaspa e, em alguns casos, fórmulas especiais desenvolvidas especialmente para o paciente.

Já na psoríase a descamação do couro cabeludo ocorre em camadas mais grossas do que a caspa e, muitas vezes, saem com o fio, provocando feridas na região. As escamas são muito mais aparentes e esbranquiçadas, mesmo que no início possam se apresentar de forma semelhante à caspa. Essas placas formadas tendem a ser espessas e podem sangrar, gerando dor, queimação, ardência e coceira.

Qual o melhor tratamento para a psoríase?

A psoríase não tem cura, mas pode ser tratada e amenizada. O tratamento vai depender da gravidade e da situação de cada paciente, por isso deve ser indicado e acompanhado por um médico.

Normalmente, quando os sintomas e casos são mais leves, medicamentos tópicos como shampoos, loções e géis específicos já conseguem proporcionar o desaparecimento dos sintomas.

Geralmente, as fórmulas para o tratamento da psoríase no couro cabeludo são à base de vitamina D, alcatrão, ácido salicílico e imunossupressores, como o tacrolimo. Podem ser indicados também alguns medicamentos como corticoides para diminuir a coceira e a inflamação, o que ajuda a diminuir as lesões no couro cabeludo.

Dicas para melhorar a psoríase

Além do tratamento, existem algumas maneiras de amenizar os efeitos da psoríase e que ajudam a enfrentar melhor essa doença:

• Não coçar a cabeça: isso previne feridas e lesões a piora do quadro
  • Lavar o cabelo com cuidado e em uma temperatura morna
  • Não usar produtos ou prendedores que possam machucar o couro cabeludo
  • Escovar os cabelos delicadamente para remover os resíduos sem machucar
  • Evitar o uso de produtos que lubrificam o cabelo como gel, espumas ou sprays

Se, com esse artigo, você identificou sintomas de psoríase no seu couro cabeludo, procure um médico para entender o seu caso e buscar o melhor tratamento.

Quer marcar uma consulta para ter mais informações sobre os tratamentos? Entre em contato comigo através do email lauracanti@gmail.com ou pelo WhatsApp (51) 993718564.

Para mais conteúdos, me siga no Instagram: @dralauracanti