Melasma no verão: como tratar?

O melasma é um problema para ti? Não sabe como tratar ou como lidar com ele durante o verão?

Essas manchas da pele são crônicas, ou seja, não têm cura. Mas elas podem ser amenizadas através skincare com a ajuda de alguns procedimentos estéticos podem te ajudar nesta missão.

Nesse post preparei um guia sobre os melhores tratamentos para o melasma durante o verão.

O que é melasma?

O melasma é identificado como o aparecimento de manchas escuras na pele, geralmente nas regiões da testa, nariz e maçãs do rosto. No entanto, elas podem também ser notadas em outras partes do corpo como braço, colo e pescoço. Essas manchas são benignas e não causam ardência, coceira ou qualquer tipo de dor e, na maioria das vezes, tornando-se apenas um incômodo estético.

A principal característica dessas manchinhas do melasma são seu formato irregular e a cor acastanhada e o aparecimento dela pode variar de acordo com a quantidade de exposição solar da pessoa ou com uma frequência alta no uso do computador, por exemplo. Por isso, no verão o melasma pode se tornar um problema maior.

O melasma pode ser identificado pelo próprio paciente, mas a confirmação do diagnóstico deve ser confirmado por um médico e, para isso, não é preciso exames laboratoriais ou de imagem.

Não existe uma causa específica para o aparecimento do melasma, mas o aparecimento dessas manchas podem ser efeito da exposição aos raios ultravioletas, pela luz emitida por computadores, celulares e tablets ou ainda diversos fatores como:

  • Uso de anticoncepcionais
  • Predisposição genética;
  • Alterações hormonais;
  • Avanço da idade;
  • Gravidez.

Como tratar o melasma no verão

Como já vimos anteriormente, a exposição solar é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento do melasma e, portanto, ele pode ficar ainda mais evidente no verão.

Existem muitas dúvidas sobre quais tratamentos são indicados para a pele na estação mais quente do ano sem que apresentem qualquer risco. Por isso, vou tirar algumas dúvidas.

Primeiramente, o uso de filtro solar com FPS alto é fundamental, seja para trabalhar, para ir à praia ou em qualquer situação. Se possível, é importante inserir um creme clareador na sua rotina de cuidados com a pele como a vitamina C, por exemplo. É importante lembrar de reaplicar o filtro solar regularmente durante o dia, principalmente quando existe excesso de exposição ao sol e ao calor.

Mas, e qual tratamento estético posso fazer para o melasma no verão?

Existem vários procedimentos estéticos que podem atuar na melhora do melasma mesmo durante o verão. Se você seguir as recomendações pós-tratamento e ter cuidado com a sua pele após esses procedimentos, sua cútis ficará saudável e livre dessas manchinhas também durante essa estação!

Os tratamentos mais indicados são:

Peeling com ácidos
Nesse tratamento, são aplicadas substâncias ácidas diretamente na pele, resultando em uma descamação e o surgimento de uma nova camada de pele, mais lisa e saudável. É um tratamento forte, mas potente no tratamento dessas manchas. Por isso, após o procedimento, é importante evitar tomar sol por 5 dias e reaplicar o filtro solar a cada 2 horas.

Laser Acroma
A aplicação ocorre diretamente na área tratada, com alguns disparos que causam uma pequena sensação de calor. Geralmente, são necessárias de 5 a 8 sessões para melhores resultados. Após o procedimento, evite sol por 72 horas e lembre-se do filtro solar diariamente, reforçando a aplicação quando necessário.

Microagulhamento
O microagulhamento pode ajudar a clarear as manchas na pele. Ele é feito com rolinhos ou equipamentos que possuem pequenas agulhas em sua superfície (bem pequenas mesmo). Essas agulhas furam a camada da pele e estimulam a produção de colágeno, ajudando a minimizar as manchas. Também recomenda-se evitar a exposição solar por alguns dias após o procedimento e caprichar no filtro solar.

Laser de baixa intensidade
A chamada fotobiomodulação é o uso de lampadas específicas que emitem um tipo de luz que não machuca a pele, mas estimula uma cadeia de reações químicas na nossa pele que nos auxilia nos clareamentos, no caso do melasma, mas também para outros problemas como acne e calvície, por exemplo.

Se você sofre com o melasma e quer tirar dúvidas sobre o melhor procedimento para sua pele e sua rotina, vamos agendar uma conversa.

Entre em contato comigo através do email contato@dralauracanti.com ou pelo WhatsApp (51) 993718564.

Deixe um comentário