Marcas do cigarro na pele: Como tratar?

O cigarro é responsável pelo surgimento de diversos tipos de câncer e problemas de coração, mas pouco se fala sobre como também causa danos à pele.

O hábito de fumar desencadeia o envelhecimento precoce da pele, manchas e rugas e também pode estimular a flacidez.

Isso acontece porque o cigarro possui uma quantidade alta de toxinas e outras substâncias (entre elas, a nicotina) que aumentam a produção de radicais livres e atrapalham o funcionamento natural da pele. Como a pele é o maior órgão do nosso corpo e está sempre exposta, essas agressões são visíveis, especialmente no rosto, onde ela é mais fina e sensível.

Os efeitos do cigarro na pele

O fumo prejudica a capacidade de renovação celular, o que acelera o processo de envelhecimento da pele. Estudos científicos apontam também que o cigarro é responsável por uma redução em mais de 40% na produção de colágeno , uma importante proteína presente no organismo que contribui para a elasticidade, hidratação e resistência da pele.

Além da perda de colágeno, o hábito de fumar causa outros prejuízos para a pele:

Surgimento de rugas e linhas de expressão próximas à boca;
Manchas que tornam o tom da pele irregular;
Poros mais dilatados e com cravos mais aparentes;
Ressecamento da pele;

A circulação sanguínea também é afetada pelo cigarro,pois o hábito de fumar pode causar uma diminuição da espessura dos vasos, a vasoconstrição. Isso aumenta o processo de inflamação da pele e também a dificuldade de cicatrização.

Tratamentos para marcas de cigarro na pele

Existem tratamentos simples e eficazes que ajudam a minimizar os problemas de pele causados pelo fumo. Essas técnicas, geralmente, apresentam resultados melhores quando são combinadas, dependendo da necessidade de cada paciente.

Skinbooster: aplicação de ácido hialurônico que age na hidratação das rugas e marcas de expressão. Ele é utilizado, principalmente, ao redor dos lábios, para suavizar as marcas de cigarro nessa região, conhecidas como código de barras

Preenchimento labial: é indicado para aqueles pacientes que perderam o volume dos lábios por causa do fumo

Fios de Bioestímulo de Colágeno: essa técnica estimula a produção de colágeno na região, reduzindo a flacidez e as marcas causadas pelo cigarro

Para melhores resultados no tratamento, é importante que aconteça a interrupção do hábito de fumar, para evitar que esse processo continue acontecendo. Dizer adeus ao cigarro é também devolver à sua pele um envelhecimento mais natural e saudável.

Que tal agendar uma consulta e fazer uma avaliação?

E-mail: contato@dralauracanti.com
WhatsApp: (51) 99371-8564

Continue me acompanhando também em meu Instagram @dralauracanti

Deixe um comentário