Influências da alimentação na pele

Hoje em dia, o termo skincare vem dominando as redes sociais, principalmente entre blogueiras e influencers. O termo significa “cuidado com a pele”, que nada mais é do que sua rotina de lavar, higienizar e hidratar a pele, ou seja, do jeito que você cuida dela. Esse mercado vem se expandindo nos últimos anos, com diversos produtos que prometem diferentes tratamentos, muitos vendidos como milagrosos até. Porém a pele também deve ser cuidada de dentro para fora. Ter uma boa dieta e manter-se hidratada é ideal para manter uma pele saudável. E hoje vamos falar de como os alimentos influenciam na saúde da sua pele.

O que acontece é que a alimentação não é a única causa da acne, mas tem influência sim no crescimento dessa, principalmente para quem tem tendência genética. Logo, ter uma dieta balanceada, com menos alimentos gordurosos, e mais alimentos fibrosos e com nutrientes é essencial para ter uma pele saudável.

Quando inserida uma alta quantidade de açúcares e carboidratos, eles se transformam em glicose no sangue. Essa glicose desencadeia uma reação química chamada glicação, que é quando essa glicose destrói fibras de colágeno e elastina, contribuindo para o envelhecimento da pele, pois esta fica flácida, com rugas e perde o contorno facial.

Outro grupo de alimentos que contribui para o aumento da acne, são os laticínios. Esse grupo não contém altos índices glicêmicos, porém, o que contribui para o aumento da acne são os hormônios presentes no leite e seus derivados.

Alimentos gordurosos, como frituras, também devem ser evitados, podendo ser substituídos por alimentos que contém gordura boa, como por exemplo azeite de oliva e abacate.

E o chocolate?

O chocolate é apontado como  um dos principais alimentos que causam espinhas. Mas afinal, ele é maléfico mesmo?

O que acontece é que chocolates com muito açúcar, são transformados em glicose, e como dito mais acima, essa glicose acaba prejudicando a pele e inflamando a acne. 

Mas não é necessário deixar de comer o doce, uma dica é consumir chocolates que têm maiores índices de cacau, com menos açúcar, como os chocolates amargos.

Para ter uma dieta equilibrada e que faça bem a pele, aposte em alimentos que contenham vitaminas, minerais importantes, fibras, ômega 3 e gordura boa, como peixes, azeite e ovos.

Frutas e legumes vindos da terra também são importantes, pois contém antioxidantes e anti-inflamatórios naturais. Além de tudo isso, sempre manter uma boa hidratação, bebendo de 2 a 3 litros de água por dia. 

Não é necessário ter uma dieta rígida e restrita, o ideal é alcançar o equilíbrio e evitar exageros que possam comprometer sua saúde.

O que piora a acne é uma alimentação rica em carboidratos e laticínios. Ao passo que alimentos ricos em ômega 3 parecem proteger e reduzir a inflamação da pele.

Deixe um comentário