Doenças da pele que podem piorar em períodos chuvosos e de frio

A pele é o maior órgão do corpo humano e desempenha um papel crucial na proteção contra danos ambientais e patógenos.

No entanto, certas condições climáticas, como períodos chuvosos e frios, podem afetar adversamente a saúde da pele, exacerbando certas doenças. Aqui estão algumas doenças de pele que podem piorar durante esses períodos.

1. Pityriasis Alba

Pityriasis alba é uma condição da pele, um tipo de dermatite, comumente vista em crianças e jovens como manchas pálidas, secas e de escamas finas no rosto – principalmente bochechas.

É autolimitada e geralmente requer apenas o uso de cremes hidratantes.

A aparência de descamação seca é mais perceptível durante o inverno como resultado do ar seco dentro das casas das pessoas.

Durante o verão, o bronzeamento da pele normal circundante torna as manchas pálidas de pityriasis alba mais proeminentes.

2. Dermatite Seborreica

A dermatite seborreica é uma doença de pele que causa manchas vermelhas, coceira e descamação.

É mais comum em áreas da pele que são ricas em glândulas sebáceas, como o couro cabeludo, rosto e tronco.

A condição pode piorar durante o inverno e em climas frios e secos, banhos muito quentes e pode ser desencadeada ou agravada pelo estresse e fadiga.

Se o uso de shampoos anticaspa de mercado não derem conta de melhorar a descamação, ou se houver manchas e descamações no peito e nas costas, procure uma consulta especializada.

Cuide da sua pele no inverno!