A dermatite seborreica é uma doença cutânea que provoca a descamação e vermelhidão da pele e acomete, principalmente, o couro cabeludo. Nesse caso, nós a conhecemos, popularmente, como caspa.
A caspa é muito comum e atinge cerca de 40% da população brasileira.
Não se pode afirmar, com certeza, quais são as causas da dermatite seborreica, mas especialistas acreditam que a origem do problema seja genética. Alguns fatores externos podem agravar a situação como o excesso de oleosidade do cabelo, reações alérgicas e também o estado emocional da pessoa.
Esses “floquinhos brancos” que acabam aparecendo e caindo na roupa trazem um certo desconforto, não é mesmo? Mas então, como tu pode fazer para evitar essa situação?
Vem que eu te explico!
Quais as causas da dermatite seborreica (ou caspa) no couro cabeludo?
Infelizmente, nem todos os fatores que causam a dermatite seborreica no couro cabeludo são conhecidos. Mas, geralmente, a famosa caspa é desenvolvida em quem tem propensão genética para o problema.
Alguns hábitos como tomar banhos excessivamente quentes ou passar por muitos períodos de stress em sua rotina também podem colaborar para o aparecimento da caspa. Procedimentos como a escova e outras técnicas de alisamento acabam aumentando a oleosidade na região desencadeando em casos de dermatite seborreica.
Dentre as principais causas ainda estão o aumento na quantidade de fungos no couro cabeludo, reações inflamatórias e alterações hormonais.
A caspa não incomoda só mulheres, mas também acontece (e muito) com homens, principalmente quando se tem o hábito de usar bonés e chapéus, que podem remeter umidade, o que torna a descamação mais propícia.
Como acabar com o problema?
A melhor maneira de acabar com a dermatite seborreica no couro cabeludo é controlar a oleosidade da região. Cuidados simples como evitar água muito quente ao lavar o cabelo, controlar o estresse e a ansiedade e usar bonés e chapéus com menos frequência são recomendados.
Se a caspa já apareceu por aí, produtos como shampoos anti-caspa ou que contenham ingredientes como cetoconazol, sulfeto de selênio ou ciclopiroxolamina também são indicados e, geralmente, conseguem solucionar o problema.
Os shampoos anti-caspa geralmente são compostos pelas seguintes substâncias:
Alcatrão de hulha: diminuem a rapidez com que as células do couro cabeludo morrem e descamam, diminuindo a formação da caspa;
Ácido salicílico: tem ação adstringente, além de desobstruir os poros e equilibrar o nível de oleosidade do couro cabeludo;
Cetoconazol: ajuda a eliminar os fungos causadores de caspa que vivem no couro cabeludo;
Sulfeto de selênio: tem ação antifúngica e antibacteriana;
Ciclopirox olamina: tem ação antifúngica e promove uma higienização do couro cabeludo.
Quando a caspa causa inflamação ou coceira, algumas soluções tópicas que contêm ácido salicílico, antifúngicos ou corticoides podem ser indicadas pelo médico.
A descamação e a coceira causadas pela dermatite seborreica no couro cabeludo podem ocorrer de forma leve, média ou intensa. Para saber como tratar o problema, é importante consultar o médico que possa te indicar o tratamento mais adequado.
E aproveite também para saber mais sobre outros problemas capilares como a alopecia areata, a alopecia frontal e a calvície.
Se tu vem sofrendo com a caspa e quer marcar uma consulta para ter mais informações sobre os tratamentos, entre em contato comigo através do email lauracanti@gmail.com ou pelo WhatsApp (51) 993718564.