Cuidados com os lábios no verão

Podemos pensar que nossos lábios sofrem só no frio, por causa do clima seco. Mas a verdade é que também precisamos ter cuidados com os lábios no verão já que o excesso de exposição dos lábios ao sol pode desidratar a nossa boca. Além disso, as queimaduras podem desenvolver ainda doenças mais sérias.

Mas, calma! Para tirar suas dúvidas, preparei este post com as melhores dicas sobre os cuidados que você deve ter com os lábios no verão.

Por que os lábios ressecam no verão?

Os nossos lábios têm constante contato com o meio externo, além de receber muito ar com o movimento de abre e fecha da boca, o que acaba minimizando a umidade da superfície labial.

No verão, os lábios ressecam por causa da maior exposição solar, além do aumento da prática de atividades ao ar livre durante essa estação, o que ocasiona em um maior contato com o vento e, consequentemente, ressecamento dos lábios.

Outro fator responsável por ressecar os lábios no verão é o uso excessivo de ar condicionado nessa época do ano, que colabora para a desidratação da pele labial e de todo o corpo.

Queimaduras de sol nos lábios

O lábio é uma região muito delicada e possui a pele bem fina e, por isso, sofre muito com a exposição às extremidades climáticas. Se sofrer queimaduras solares, o lábio pode, com o tempo, ficar mais ressecado, sofrer rachaduras e descamação.

É importante o alerta de que um dos cânceres faciais mais comuns é na região labial, principalmente o carcinoma espinocelular.

Herpes no verão

As chances do vírus da herpes se manifestar durante o verão é mais alta. Isso acontece porque a radiação solar pode diminuir a imunidade local da pele e danificar as camadas de proteção labiais.

Nos dias de sol, a pele fica mais suscetível a algumas infecções, entre elas a herpes e, por isso, quem possui o vírus no organismo pode sofrer com a manifestação da herpes no verão.

Dicas para cuidados com os lábios no verão

Use protetor labial

Quando for se expor ao sol, use um protetor específico para os lábios. Dê preferência aos protetores labiais coloridos que oferecem proteção química e física contra a radiação. Alguns hidratantes labiais também já vem com essa proteção. Reaplique a cada duas horas ou quando perceber que a barreira física sumiu, após um mergulho no mar, por exemplo.

Evite passar a língua nos lábios

O ressecamento dos lábios pode piorar quando em contato constante com a saliva, já que ela possui Ph mais ácido. Mesmo com a sensação instantânea de umedecimento na região, esse hábito pode causar assaduras nos lábios e deixar o local mais seco.

Mantenha o corpo hidratado

Hidratação também vem de dentro pra fora! Beba, ao menos 2 litros de água por dia para ajudar seu corpo a se manter hidratado.

Evite morder ou arrancar as pelinhas dos lábios

Morder os lábios ou arrancar aquela “pelinha” protetora pode causar a entrada de microorganismos que levam a infecções labiais levando a sintomas como inchaço, dor e sangramento.

Use Hidratantes labiais

Hidratantes labiais em bastão ou pomada são ótimas aliadas na hidratação e proteção dos seus lábios. Tem para todos os bolsos, algumas já com proteção solar e são encontradas em qualquer farmácia, agem como uma proteção mecânica para os lábios, mantendo a hidratação natural da região.

Gostou dessas dicas?

Se tu ainda tem dúvida ou quer marcar uma consulta para checar a saúde da sua pele, entre em contato comigo através do email lauracanti@gmail.com ou pelo WhatsApp (51) 993718564.

Deixe um comentário