Como Tratar a Calvície

Muitas promessas milagrosas na internet de um lado, muita frustração de quem sofre com a calvície do outro.

Para clarear esta zona nebulosa dos tratamentos para a calvície é que eu resolvi estudar e falar mais sobre o assunto.

A calvície é um problema multifatorial.

Isso significa que não existe uma única causa. Ela é influenciada por genética, hormônios andrógeno como a testosterona, mas também pela qualidade da pele do couro cabeludo.

Isso mesmo: inflamação, redução das defesas antioxidantes da pele, redução da rede de colágeno no couro cabeludo, afinamento da pele e dos folículos pilosos são todos fatores que contribuem na CALVÍCIE.

Justamente por isso que não existe um único tratamento para este problema, mas sim várias frentes de batalha.

Então, para tratar a calvície precisamos de várias armas, tantas quantas pudermos usar:

1 – combater a ação da testosterona no folículo capilar: uma das grandes vilãs no afinamento dos fios de cabelo.

2 – Melhorar a microcirculação de sangue do couro cabeludo com o uso de ativos que façam a dilatação dos vasos da pele local.

3 – Combater a perda de colágeno e o envelhecimento da pele do couro cabeludo: tratamentos anti-aging de forma semelhante aos tratamentos do rosto.

4 – Ativos e suplementos antioxidantes

5 – Tratamentos que melhorem o funcionamento mitocondrial da célula, como o laser capilar, suplementos e ativos de uso local.

6 – Proteger a cabeça da exposição solar: já se sabe que os raios UV causam inflamação e quebra das fibras de colágeno na pele, o que acelera o envelhecimento do couro cabeludo e cabelos.

7 – Alimentação com baixo índice glicêmico: evitar alimentos que aumentem a glicose no sangue, como açúcar, carboidratos refinados (batata, arroz branco, massas e pães de farinha de trigo branca, por exemplo) e bebidas adocicadas.

Essas armas todas existem em forma de tecnologias, procedimentos de consultório, algumas em comprimidos e loções ou xampus.

Como tu podes ver, em nenhum momento eu falei em suplementos de vitaminas, que só serão usados se houver alguma deficiência nutricional. Falo isso, porque vejo muitas cápsulas e balinhas de suplementos vitamínicos sendo vendidas na internet como soluções para a calvície e para o crescimento capilar.

Apesar de tudo o que se sabe sobre a calvicie hoje, nenhum desses tratamentos é capaz de cobrir a pele que já perdeu seus cabelos.

Este texto foi inspirado em um artigo de revisão publicado na revista científica Journal of Dermatological Treatment de 13 de Abril de 2020, com o título Efficacy of non-surgical treatments for androgenetic alopecia in men and women: a systematic review with network meta-analyses, and an assessment of evidence quality.

Tem dúvidas? Comenta por aqui!

Também pode me acompanhar no Dra Laura Canti no YouTube, @dralauracanti.calvicie no Instagram e pelo WhatsApp (51) 99371-8564

Laura Canti

Não caia nesses anúncios.

Deixe um comentário