O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo corpo e principal constituinte das células da pele. Ele é o responsável por garantir firmeza e elasticidade da derme e sua produção previne o aparecimento de estrias, rugas e linhas de expressão.
Segundo a Sociedade Médica Brasileira, a partir dos 25 anos o corpo diminui a produção de colágeno, o que contribui para o aparecimento da flacidez e linhas de expressão na pele.
Além da perda natural de colágeno, existem outros fatores que influenciam na diminuição da presença dessa substância no organismo.
Confira 5 hábitos e ações da sua rotina que acabam com o colágeno do seu organismo e prejudicam sua saúde e sua pele:
- Consumo exagerado de açúcar
Quando exageramos no açúcar, seu excesso não metabolizado pelo organismo forma um complexo em conjunto com as proteínas, causando enrijecimento das fibras de colágeno. Dessa forma, a pele fica mais opaca, amarelada e sem viço, tornando-se mais suscetível ao aparecimento de rugas.
- Dietas restritivas em proteínas
A proteína é uma fonte muito importante para a produção de colágeno no organismo.
Portanto, uma alimentação deficiente em proteínas acelera a queda na produção de colágeno em nosso corpo. Por isso, não deixe faltar alimentos ricos em proteínas em sua rotina alimentar, consumindo carnes magras, ovos e grãos como grão-de-bico, lentilha e proteína de soja.
- Tabagismo
Que fumar é um hábito prejudicial à saúde todo mundo sabe. Mas o tabagismo pode acelerar, e muito, a perda de colágeno do nosso corpo.Estudos científicos têm evidenciado que o cigarro é responsável pela redução de mais de 40% na produção de colágeno pelo organismo. Além disso, ele aumenta a produção de radicais livres que destroem o colágeno já existente na pele.
- Exposição solar sem fotoproteção
A radiação solar destrói as fibras de colágeno da pele, deixando-a mais fina e opaca. O uso de filtro solar é obrigatório todos os dias, em qualquer estação do ano, faça chuva ou faça sol.
- Não estimular a produção de colágeno
A partir dos 25 anos, a produção de colágeno pelo nosso organismo cai e se desequilibra e precisamos ajudá-lo a manter essa substância em alta!
Consuma alimentos ricos em vitamina C como laranja, limão e mamão além daqueles que contêm colágeno: carnes, gelatinas, ovos e castanhas. Converse com seu médico também sobre o uso de medicamentos que ajudam a incentivar a produção de colágeno como o Retinol e alfa-hidroxiácidos.
Além disso, existem ótimos tratamentos em consultório que irão trazer resultados maravilhosos estimulando a produção de colágeno em seu organismo:
Bioestimuladores
O tratamento com bioestimulador de colágeno é perfeito para quem deseja aumentar o preenchimento facial gradualmente, de forma sutil e natural.
Este tratamento estimula o próprio colágeno do seu corpo a se reconstruir ao longo do tempo, auxiliando na redução da flacidez, linhas de expressão e rugas, melhorando a qualidade e elasticidade da pele.
Ultrassom microfocado
O ultrassom microfocado promove um efeito de lifting facial de forma não-invasiva e indolor. Essa técnica é uma das principais opções na medicina estética para o tratamento da flacidez e recuperação da firmeza da pele e age também no retardamento da perda de colágeno.
Laser
O laser é um tratamento já bastante popularizado e muito versátil, já que pode atingir diversas camadas da pele. Ele age na estimulação da produção de colágeno e elastina, dando à pele uma superfície mais firme e com aparência mais jovem.
Se tu ainda tem dúvidas sobre qual o melhor tratamento para a tua pele, agende uma consulta comigo!
E-mail: contato@dralauracanti.com
WhatsApp: (51) 99371-8564
Continue me acompanhando também em meu Instagram:
@dralauracanti