Alopecia de Tração: o que é, quais as causas e como tratar?

A alopecia de tração é um dos tipos mais frequentes de alopecia e se caracteriza pela perda ou redução significativa de cabelos decorrente da tração causada por tranças, penteados apertados, apliques, mega hair e escovas. Ela ocorre quando o cabelo é submetido a esses tipos de tensão por um longo período de tempo e fica mais aparente nas regiões da testa, laterais frontais e outras áreas quando no caso do mega hair, por exemplo;

Quando é exercida uma força excessiva sobre a raiz do cabelo por meio desses métodos, os fios acabam sendo arrancados provocando ainda danos ao folículo e, consequentemente, a alopecia de tração. Penteados que puxam muito o fio de cabelo, quando usados com frequência, danificam o couro cabeludo e deixam os cabelos finos, curtos e quebrados, além de pontos calvos.

Como acontece a alopecia de tração? 

A alopecia de tração é totalmente comportamental e acontece devido à excessiva tração feita nos fios – seja pelo constante uso de penteados que apertam os fios ou pelo hábito de arrancar mechas do cabelo devido a problemas emocionais como depressão, stress ou ansiedade. 

Os principais métodos responsáveis por desencadear a alopecia de tração são: 

  • Uso regular de coque apertado, estilo bailarina
  • Dreadlocks e tranças
  • Megahair e apliques
  • Penteado rabos de cavalo muito apertados usados regularmente
  • Uso frequente de ferramentas de modelagem do cabelo como babyliss, prancha, escova modeladora, etc
  • Uso de prendedores de cabelo elástico ou grampos que pressionam demais os fios e o couro cabeludo

Essas técnicas que tracionam muito as madeixas acabam desenvolvendo falhas no cabelo devido à falta de elasticidade das fibras dos folículos pilosos, o que resulta no rompimento dos fios. 

A alopecia por tração pode afetar pessoas de todas as idades e gêneros. No entanto, algumas populações específicas podem desenvolver com maior frequência devido à estrutura do cabelo, estilo de vida ou profissão. 

Por exemplo, enfermeiras, bailarinas, ginastas ou atletas que precisam manter os cabelos presos de forma firme por mais tempo podem estão mais vulneráveis a desenvolver o problema. Pessoas com ascendência africana que se submetem a tratamentos capilares, como tranças ou métodos de controle de curvatura dos fios também estão propensas a desenvolver a alopecia de tração. 

Quais os sintomas de alopecia de tração? 

Uma das principais características apresentadas quando existe a alopecia de tração é a formação de falhas no couro cabeludo, geralmente nas regiões da testa, têmporas, nuca e atrás das orelhas. Além da perda de cabelo incomum, existem outros sintomas que podem te ajudar a identificar o problema como uma alopecia de tração:

  • Cabelo enfraquecido e quebradiço
  • Coceira no couro cabeludo
  • Vermelhidão e/ou descamação no couro cabeludo
  • Dores de cabeça e aumento da sensibilidade no couro cabeludo
  • “Sinal de franjas” com alguns pelos retidos ao longo da borda frontal e/ou temporal da linha do cabelo

Caso você apresente qualquer sintoma, procure ajuda médica. Assim, é possível realizar um diagnóstico completo e certeiro do seu caso, pois existem diferentes tipos de alopecia diferentes causas para a queda de cabelo. 

Tratamento da Alopecia de Tração

Quando o dano não é permanente, é possível que o cabelo volte a crescer naturalmente. Porém, para isso acontecer, é importante romper com qualquer forma de tração dos fios ou couro cabeludo. Do contrário, a perda do cabelo continuará. 

Os principais tratamentos dermatológicos para alopecia consistem na aplicação de substâncias ativas diretamente no couro cabeludo, visando controlar e interromper a queda dos fios de cabelos. Essas substâncias atuam ainda na estimulação, nutrição e crescimento de novos fios.

O mais importante é ter a consciência de que cada caso é diferente e, por isso, é fundamental a orientação profissional de um dermatologista para cada situação.

Para evitar a alopecia por tração

O melhor é sempre manter a saúde dos seus fios e do couro cabeludo, certo? Para isso, você pode evitar a alopecia por tração das seguintes formas:

  • Variar o penteado com frequência, evitando aqueles que apertam demais os fios
  • Certifique-se de que as tranças ou trancinhas, quando feitas, não estejam muito apertadas
  • Altere o padrão de penteados trançados
  • Não use extensões de cabelo por períodos muito longos
  • Evite ao máximo tratamentos químicos agressivo
  • Prefira prendedores de cabelo de tecido aos elásticos
  • Não utilize prancha, secadores ou modeladores em temperaturas muito altas e com muita frequência

Se tu identificou que pode estar sofrendo de algum desses tipos de queda de cabelo e quer ter mais informações sobre os tratamentos, entre em contato comigo através do email lauracanti@gmail.com ou pelo WhatsApp (51) 993718564.

Deixe um comentário