Alopecia: conheça os principais tipos, as causas e o tratamento

Alopecia não é tudo igual! E eu vou te explicar por que…

A alopecia se caracteriza como uma condição na qual há uma queda de grandes quantidades de cabelo em determinadas áreas, deixando o couro cabeludo ou a pele à mostra.

Esse problema pode aparecer tanto em homens como em mulheres. A alopecia na verdade é um termo que abrange um grande número de tipos de queda de cabelo e a causa e o tratamento de cada uma delas são diferentes. Por isso, a ajuda de um profissional para conhecimento e a identificação de cada caso é importante.

Mas quando saber se é alopecia?

O corpo humano perde, naturalmente, cerca de 100 fios de cabelo por dia e essa quantidade é reposta pelo organismo.

Alguns fatores como estresse e ansiedade podem proporcionar uma queda de cabelos mais expressiva, mas a diferença é quando se tem alopecia esses fios não nascem de novo, e acaba ficando um buraco em uma ou várias regiões do couro cabeludo.

Se tu começa a perder uma quantidade muito grande de cabelo e percebe que esses fios não são repostos, ligue o alerta e procure um médico.

Principais tipos de alopecia

A alopecia pode ser dividida em alguns tipos. Os principais são:

Alopecia areata

É causada por fatores emocionais ou autoimunes. Nessa condição, é percebida uma intensa perda de cabelo em determinadas áreas do couro cabeludo, o que resulta no aparecimento de manchas redondas indicando a ausência do pelo.

O tratamento da alopecia areata depende da gravidade da situação, mas normalmente são indicadas pomadas para o couro cabeludo ou injeções que estimulam o crescimento do cabelo no local. Como sempre, é importante o acompanhamento do médico.

Alopecia androgenetica

Causada por fatores genéticos, também é conhecida como calvície, sendo mais frequente nos homens, por estar relacionada à taxa de testosterona presente na corrente sanguínea. No entanto, a calvície também pode ocorrer em mulheres.

O tratamento para esse tipo de alopecia varia muito e pode incluir desde o uso de medicamentos tópicos e orais até procedimentos cirúrgicos para implante de cabelos.
Alopecia traumática

Essa condição ocorre quando a pessoa arranca os fios de cabelo constantemente ou sofreu alguma lesão na cabeça.

O tratamento, quando a doença estiver relacionada com distúrbios psicológicos, requer terapia. Para corrigir os locais afetados pela falta de cabelo, injeções estimulantes para o crescimento do cabelo são indicadas.

Alopecia Frontal Fibrosante (AFF)

A alopecia frontal com fibrose é uma forma padronizada de perda de cabelo com cicatrizes ao longo da margem frontal do couro cabeludo. Fatores genéticos, hormonais, autoimunes, inflamatórios e ambientais têm papéis na patogênese da alopecia frontal fibrosante.

Esse tipo de alopecia não tem uma cura definitiva, mas a importância do tratamento está em evitar mais perdas capilares. O tratamento é baseado na administração de medicamentos anti-inflamatórios e anti-androgênicos para evitar seu agravamento.

Alopecia Areata universal

Já a alopecia universal é caracterizada como uma versão mais grave da alopecia areata, não só os cabelos caem como os pelos do corpo todo, incluindo cílios, sobrancelhas e pêlos pubianos. A causa ainda é desconhecida pelos especialistas, mas sabe-se que é uma doença autoimune, quando o sistema de imunização do corpo ataca as próprias células.

O objetivo principal no tratamento desse tipo de alopecia é frear a perda de pêlos. Por isso, podem ser indicados tratamentos com corticóides ou imunoterapia.

Eflúvio telogeno

Esse tipo de alopecia é caracterizado como um enfraquecimento temporário do cabelo, geralmente na parte superior do couro cabeludo. Acontece, na maioria das vezes, quando a pessoa passa por um período estressante.

Em muitos casos, não é necessário tratamento e os fios vão voltar a crescer depois desse período, mas, em algumas circunstâncias, podem ser indicadas injeções de estímulo ao crescimento capilar.

Os principais tratamentos para alopecia consistem na aplicação de substâncias ativas diretamente no couro cabeludo, visando controlar e interromper a queda dos fios de cabelos. Paralelamente o tratamento também atua na estimulação, nutrição e crescimento de novos fios.

Se tu identificou que pode estar sofrendo de algum desses tipos de queda de cabelo e quer ter mais informações sobre os tratamentos, entre em contato comigo através do email lauracanti@gmail.com ou pelo WhatsApp (51) 993718564.

Deixe um comentário