Você já sabe que o envelhecimento da pele é natural e inevitável. A diminuição na produção de colágeno combinada com fatores como a exposição ao sol e à poluição, estresse e cansaço, causa uma desaceleração nos processos vitais da pele, deixando marcas de expressão mais visíveis.
A perda do contorno facial é reconhecida quando existe uma transformação na estrutura e forma do rosto que acontece pela mudança no volume e formato do osso, na reabsorção de coxins de gordura e também pelo processo de flacidez da pele.
Como reconhecer a perda do contorno facial?
Um rosto com um bom contorno facial tem seu formato bem definido, as projeções ósseas bem visíveis, utiliza-se um triângulo invertido para representar suas proporções. Esse rosto apresenta maçãs mais altas, um queixo definido, a pele mais lisa e linhas da mandíbula mais definidas, com uma separação clara entre queixo e pescoço.
Quando o rosto passa pelo processo de envelhecimento, ocorre um desequilíbrio de volumes entre a bochecha, os contornos mandibulares e dos lábios, o que, como consequência, deixa uma aparência facial mais cansada.
Assim ocorre a inversão do chamado “ triângulo da juventude” no rosto, que passa a ter sua base voltada para baixo..
Esse processo se dá à perda de volume mais acentuada nas regiões da maçã dos rostos e à visível flacidez do queixo e das bochechas e é mais visível no terço médio da face, já que é a área do rosto que apresenta mais gordura. Com a diminuição na produção do colágeno e consequente redução de sustentação facial, a gordura acaba cedendo e o contorno facial do rosto se perde.
Tratamentos para recuperação do contorno facial
Se até aqui esse artigo te desanimou, já que o envelhecimento da pele é um processo natural, agora temos uma ótima notícia: existem tratamentos estéticos muito pouco invasivos que podem ajudar (e muito!) na redução da perda do contorno facial e recuperação do formato do seu rosto.
Vamos a eles?
Preenchimento Facial
O preenchimento facial ajuda a repor o volume perdido no rosto, por meio de aplicações pontuais de componentes modeladores na camada profunda da pele. Esse preenchimento tem o poder de aumentar e restaurar o volume de bochechas e têmporas encovadas,
aumentar e realçar os lábios, alisar dobras do queixo e melhorar a simetria entre as características faciais.
Existem várias substâncias usadas nesse preenchimento, em diferentes procedimentos. Por isso, é importante consultar um profissional para conhecer aquela que mais se aplica às suas necessidades.
Fios Faciais
Os fios faciais são implantes sintéticos que estimulam a produção de colágeno no rosto além de promover o reposicionamento dos tecidos faciais que perderam a elasticidade. Vale lembrar que essa técnica não tem cortes e é muito pouco invasiva.
Os fios são colocados por meio de furos mínimos, feitos com a agulha microcânula, que não tem pontas. Esses buraquinhos na pele se fecham rapidamente após o procedimento, sem deixar vestígios.
Esse procedimento é feito geralmente em áreas como a papada, a bochecha e a área do pescoço. É importante dizer que ele não substitui uma cirurgia plástica, e não é o mais indicado para quem tem grandes sobras de pele.
Bioestimulador de colágeno
A diminuição no processo de produção de colágeno- que acarreta na falta de renovação da pele e na perda de sua elasticidade – pode ser reduzida com o bioestimulador de colágeno.
Esse tratamento estimula o seu próprio colágeno a se reconstruir ao longo do tempo, reduzindo dobras e rugas e melhorando a qualidade e elasticidade da pele.
Um bioestimulador de colágeno consiste na aplicação de uma substância na derme profunda, a camada intermediária da pele que estimula a produção de colágeno.
Esse tratamento é minimamente invasivo, tem efeito gradual e resultados geralmente visíveis pouco tempo após o tratamento inicial, que duram dois anos ou até mais.
Quer saber qual o melhor tratamento para seu caso? Entre em contato comigo através do email contato@dralauracanti.com ou pelo WhatsApp (51) 993718564.