Alopécias

Alopecia é uma queixa clínica comum que é uma manifestação de uma ampla variedade de distúrbios. Embora a causa da queda de cabelo seja facilmente diagnosticada em alguns casos, em pacientes que apresentam queda de cabelo irregular o diagnóstico de queda de cabelo pode ser desafiador. Existem vários tipos e as opções de tratamento dependem do tipo diagnosticado. 

Os tipos de doenças que podem afetar o couro cabeludo incluem:

  • Alopecia androgenética feminina

A queda de cabelo em mulheres pode acontecer por vários motivos, como genética, alteração dos níveis hormonais ou como parte do processo natural de envelhecimento. Uma das causas pode ser a alopecia androgenética feminina, popularmente conhecida como calvície feminina. Ela ocorre devido a hipersensibilidade de receptores hormonais no couro cabeludo, levando ao afinamento progressivo do fio de cabelo até completa obstrução do folículo piloso (local onde nascem os fios). 

  • Alopecia areata

Alopecia areata é uma doença autoimune. O que significa que o sistema imunológico ataca por engano uma parte do corpo. Quando você tem alopecia areata, as células do sistema imunológico cercam e atacam os folículos capilares (a parte do corpo que produz o cabelo). Esse ataque a um folículo piloso faz com que o cabelo preso caia.

  • Alopecia frontal fibrosante

A alopecia frontal com fibrose é uma forma padronizada de perda de cabelo com cicatrizes ao longo da margem frontal do couro cabeludo. Foi descrito pela primeira vez em um grupo de mulheres australianas em 1994. Por ser algo recente, muitas pessoas ainda não conhecem esse distúrbio. 

Se você quiser saber ainda mais sobre os tipos de Alopecia existentes e suas diferentes formas de tratamento e abordagens, não deixe de clicar no link acima e ler os artigos do Blog.

De acordo com o National Institute of Arthritis and Musculoskeletal and Skin Diseases, há uma chance de que medicamentos orais, tópicos ou injetáveis possam ajudá-lo a crescer novamente. A cirurgia de transplante de cabelo também é uma excelente opção para reverter os locais com maiores quedas de cabelo.

É importante ter em mente que todo cuidado é pouco quando se fala em alopecia frontal fibrosante. Não retarde seu diagnóstico e procure sempre um especialista em doenças capilares  para cuidar da saúde dos seus cabelos e couro cabeludo!

Deixe um comentário